A arte da maestria do Coaching

Counselling and Support

Todos sabemos que o Processo de Coaching é do coachee. Mas durante o andamento do processo corre-se o risco do Coach ser tentando a resolver alguns assuntos do cliente, devido a relação entre eles ser muito intensa e estreita.

Colabora com isso, o fato de que em muitos casos, o coachee fica esperando que o seu coach lhe diga o que tem que ser feito, ou lhe prepara algumas armadilhas para que ele diga a sua opinião sobre alguma decisão que somente cabe a ele tomar. São indagações sorrateiras que os clientes nos fazem, que se não tivermos atentos podemos cair na tentação de querer ‘salvar’ o nosso coachee.

É lógico que toda essa intenção de querer resolver rapidamente uma situação para o cliente nasce de uma boa intenção, mas aí é que devemos saber a diferença entre o excelente profissional coach do mediano. Para isso devemos recorrer a uma lei do coaching que é a de garantir a liberdade do coachee de aprender com seus próprios erros. Ou seja, devemos atender a terceira necessidade do ser humano que é ter o direito de errar.

Em muitas ocasiões é muito mais vantajoso o coachee aprender com os seus erros, do que tentarmos livrá-los da dor. Não quero dizer com isso, que as pessoas só aprendem errando, mas que muitas vezes sentimos pena e impedimos que o cliente tenha a percepção de suas decisões. Às vezes, isso somente virá com os erros.

É sempre bom lembrar que o Coach não existe para responder os questionamentos do coachee ou tentar resolver o problema dele, muito pelo contrário, ele funciona trazendo perguntas poderosas para que o coachee encontre suas melhores respostas.

Segundo bem falou-nos Hendre Coetzee, dentro de um treinamento de Master Coach, devemos compreender que a arte da maestria do Coaching é a do Coach sempre devolver a responsabilidade para o coachee.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: