Comprometimento é a vontade de fazer parte da história

comprometimento

“Comprometimento é a vontade de fazer parte de uma história”.

Inicio este post com esta frase de autor desconhecido. A etimologia do verbo comprometer indica que a palavra significa “fazer promessa com”, ou seja, empenhar-se, obrigar-se. E para ilustrar este pensamento, podemos lembrar da historia em que o porco e a galinha queriam dar uma festa. A galinha virou-se para o porco e disse: “Eu dou  o ovo, e você o bacon!”.

A galinha até topou contribuir, mas o porco precisava estar totalmente comprometido!

Em nossas sessões de Coaching, quando perguntamos aos nossos clientes se eles estão comprometidos com suas ações, e ligeiramente tentam nos dissuadir a acreditar em suas afirmações, quando normalmente dizem estar comprometidos.

Então, somos mais criteriosos e perguntamos para o coachee responder, numa escala de 0 a 10 (onde o zero significa nada comprometido, e dez totalmente comprometido) a respeito do quanto verdadeiramente estão decididos irem até o final. Percebemos a diferença dos que irão ter sucesso e daqueles que ficarão, mais cedo ou mais tarde, pelo meio do caminho.

É incrível que todos os que respondem convictos a nota máxima, são levados por um sentimento de determinação e estes geralmente conseguem alcançar seus objetivos. Mas aqueles que por algum motivo, denunciam uma nota menor, terão obstáculos maiores e normalmente ficam pela estrada.

Daí chegamos a conclusão que 50% comprometidos, ou 60%, 70%, ou até mesmo 99% comprometidos, é igual a nada de comprometimento. Somente quando alguém se percebe 100% pronto, é que está preparado para uma vida de alta performance. Ter resultados medianos é comum para a maioria.

A grande questão é saber que resultados queremos ter naquilo que estamos envolvidos. Não basta termos a vontade de chegar lá, é preciso resiliência, dedicação total, e foco em todo processo desejado. Vamos focar 100% e assim teremos 100% de êxito em tudo o que quisermos.

Pense nisto!

Seu amigo

ARIEL NOBRE COACH

Etiquetado , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: