Como aproveitar ao máximo as sessões de Coaching

COACHING

Hoje venho dar umas dicas para você, que decidiu fazer um processo de Coaching, e que resolveu aceitar o convite de ir além. Depois de ter muitas experiências com clientes, e de observar que frequentemente eles chegam ao nosso encontro de Coaching, podendo apresentar diversas reações, dependendo do dia que tiveram, quero encorajar você, maravilhoso Coachee, a se permitir ser o melhor cliente que um Coach pode trabalhar. Eis as dicas:

1 – Olhar fixo no futuro –  As sessões de Coaching tem sempre um objetivo: te preparar para o sucesso com foco no futuro. O futuro aqui não é um futuro surreal, ou daqueles de ficção científica, que apesar de crermos que um dia poderá acontecer o que vemos nesses filmes, sempre parece algo bem distante. Focar no futuro, na realidade, é lembrar-se de nunca esquecer de se lembrar daquilo que você se propôs a alcançar, como resultado que faz todo sentido para sua satisfação como pessoa. Nunca tire o foco daquilo que pretendes conseguir.

2 – Explorar o Estado atual – Para que cheguemos a um lugar desejado, também precisamos entender como estamos atualmente. Qual nosso estado nas emoções, como estamos nos sentindo. Para melhorar a maneira de encarar os desafios das metas, é preciso sentir o agora. Há muitas coisas acontecendo ao nosso redor, e muitas vezes, os problemas, o corre-corre, o cotidiano, as responsabilidades nos tiram a percepção do aqui e agora. Vá para as sessões com o corpo, alma e espírito presentes. Não somente o corpo físico.

3 – Visualizar o Estado Desejado – Para alcançar o que desejas, o Coaching te ajuda a trazer pra realidade, o momento exato de sua premiação, de sua conquista, de realização das metas. Imaginar a vitória no momento presente, como se fosse aquele instante, ajuda muito a você querer mais ainda alcançar seus objetivos. Esteja aberto a atender o convite de seu coach, a estabelecer conexão com entre o futuro e o presente.

4 – Criar opções estratégicas – Quando você está compromettido com o alcance de seus objetivos, é necessário sempre ter em mãos estratégias diversas para ir em busca do estado desejado. Ter os planos A, B e C são extremamente necessários e inteligentes para se alcançar uma meta. Caso não dê certo, uma ou duas opções, sempre você tem outras opções estratégicas para não fracassar. Continue firme, você conseguirá chegar lá.

5 – Ter consciência dos primeiros passos – Analisar os recursos disponíves sempre são necessários para chegar no final do processo. Comprometer-se com o processo de Coaching é fundamental para que o Coachee (cliente) alcance seus objetivos. Quais são os primeiros passos a serem dados no rumo da meta desejada? Comprometa-se em dar esses primeiros passos.

6 – Elaborar um plano de Ação – O cliente de Coaching precisa estar aberto para as tarefas que seu Coach direciona para fazer. Cada tarefa precisa de um plano de ação. As ações do plano de Ação te ajuda a ir consistentemente em busca do que desejas alcançar. Surpreenda a você mesmo. Elabora um plano de Ação e mãos a obra.

7 – Dar sequência aos resultados – A próxima sessão sempre é mais importante que a última, pois elas servem como um degrau de evolução e são extremamente necessárias para continuar o crescimento pessoal. Acordar a próxima sessão com o Coach, sempre disposto a aprofundar o aprendizado, extraindo em cada sessão o que lhe é mais útil, e como fazer para consolidar o alcance de seus objetivos.

O Coaching é um processo que requer foco, energia, comprometimento e dedicação para que seja bem sucedido. Se você é um cliente que constantemente não completa seus planos, se recusa a assumir a responsabilidade pelos seus comportamentos, terceiriza suas responsabilidades, recusa-se a ser confrontado, desafiado, ou questionado, ou que se sente forçado a fazer o Coaching, que muda constantemente sua meta, não cumpre as tarefas de uma sessão, não tem interesse de ouvir o feedback do Coach, ou não tem poder de concentração nas sessões, ou que pede constantemente para mudar as estratégias, mas não age conforme com as soluções discutidas nas sessões, muito provavelmente você não está preparado para viver o processo de Coaching.

Peense sobre isso,

Seu Coach amigo

ARIEL NOBRE

Etiquetado , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: