“O seu jeito é o jeito certo”.

A seguinte frase: “O seu jeito é o jeito certo!”, dita normalmente por um mentor, por um guia, por um mestre, ou por um Coach, sempre  deixa um sentimento estranho no ar, em todos quantos a ouvem. A interpretação desta oração pode nos levar para dois extremos: ou acreditar que qualquer ação pode ser respaldada, portanto, tudo o que fizermos estará sendo liberado de nossa consciência, ou então, pode parecer um tipo de repreensão irônica do mentor para inibir a ação de seu coachee/cliente.

caminhocerto

Neste post, porém, quero dar a minha interpretação da frase. Para mim, ela não nos dá a liberdade de fazer qualquer coisa, e também não inibe com ironia nossas ações. Na verdade, a frase serve para explicar o objetivo do Coaching e qual o papel verdadeiro de um Coach. Numa relação de Coaching, o Coach não deve estabelecer os objetivos que o cliente deve atingir. Não é o Coach que ensina ou define os padrões do que está certo ou errado. Não é o Coach que avalia o que é um bom ou mal nível de desempenho do cliente.

O Coach não ensina, ele aprende junto. O Coach facilita para o cliente a tomada da consciência, a identificação de potencial, a obtenção ou consolidação da auto estima, a definição dos seus objetivos. Também ajuda na elaboração e monitoração dos planos de ação para a performance de seu Coachee.

Partindo do princípio da auto-consciência, de estabelecimento de metas, de elaboração e colocação em prática de planos de ação, o Coach é um elemento facilitador, que favorece uma dinâmica de transformação pessoal e mudança do cliente. O Processo de Coaching contém, em si mesmo, uma caminhada de análise, reflexão, desafio e operacionalização.

Por isso, o jeito do cliente é o jeito certo, na medida em que este toma consciência de sua capacidade, de sua força e potencialidade para fazer o que tem que ser feito do modo correto.

Então, leitor. O SEU JEITO É O JEITO CERTO!

Etiquetado , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: