Estresse – O gigante contra o trabalhador brasileiro

davi-x-golias_a

Imagine esta cena: De um lado da arena, um gigante de mais de 3 metros de altura, experiente em lutar e que não se acanha em provocar o adversário, buscando alguém que tenha coragem de enfrenta-lo. Do outro lado, finalmente aparece um oponente, franzino, 1,65 m de altura, talvez sem a habilidade de lutas, mas corajoso além da conta, e que não teme a parafernália do gigante. Embora, não apresente armas poderosas para a grande luta de sua vida, vai com seu instrumento de derrubar passarinho e acerta uma pedra na testa do gigante, e em poucos segundos de luta, derruba-o, conquistando a vitória que o marcaria para toda vida.

Quem pensa que isso é impossível de acontecer, esta história já aconteceu há muitos anos, numa luta entre Davi e Golias, narrada nas Escrituras Sagradas, no livro de 1 Samuel. Apresento esta história pois quero fazer uma analogia com uma feroz batalha que tem ocorrido aqui no Brasil. De um lado, Golias representando o ‘Estresse no Trabalho’, e do outro ‘o Trabalhador Brasileiro’, personalizado pelo herói Davi.

Mas como surge este ‘gigante’? Li recentemente sobre uma pesquisa da Robert Half, instituto de pesquisas no âmbito profissional, que os profissionais brasileiros são os mais estressados do mundo.  O estudo divulgado pela consultoria mostrou que 42% dos entrevistados no Brasil afirmaram ser muito comum ouvir os funcionários se queixarem do estresse.

Esta marca que o Brasil apresenta, de acordo com os dados, revela-se como um índice muito acima da média mundial, que é de 11%. O  Chile é o segundo país (33%) com mais relatos sobre o problema. A pesquisa ainda revela que as três principais causas para o estresse no Brasil são o excesso de trabalho (52%),  a falta de reconhecimento (44%) e as pressões econômicas (38%). Os pesquisados responderam que o trabalho em equipe (60%) e a reestruturação das tarefas (51%) poderiam ser implantados para resolver a questão. O levantamento foi feito com 1.775 diretores de recursos humanos em 13 países, sendo 100 deles do Brasil.

Assim como houve a vitória do pequenino Davi, quero ressaltar que acredito no poder da vitória do trabalhador brasileiro. E mesmo que enfrentemos esse gigante chamado ‘Estresse’, temos como trunfo nas mãos, uma pequena arma de guerra, que é o Coaching, processo que nos ajuda a ter habilidade para organizar nosso tempo, a ter reconhecimento próprio de nossa capacidade, e a reeducação financeira.

O Coaching também ajuda o profissional a ser melhor qualificado e adaptado ao trabalho em equipe, reestruturando as tarefas adequadas, de acordo com o perfil de cada colaborador de uma empresa.

Para mais detalhes sobre o Processo de Coaching, entre em contato pelos fones (92) 91483832, 8147.8112, 33085924, 3233.4140; ou pelos e-mails: arielnobre12@hotmail.com, arielnobrecoach@outlook.com.

Etiquetado , , , , , , , , , , , ,

Um pensamento sobre “Estresse – O gigante contra o trabalhador brasileiro

  1. Excelente analogia Coach Ariel Nobre!!!!
    É impressionante como ontem a noite estava conversando exatamente sobre esse tema com um amigo, e mais impressionante ainda é que ele já ouviu falar sobre o coaching e sem saber que sou Coach profissional, fez comentários maravilhosos a respeito do processo, das ferramentas utilizadas e de quão importante seria se todos pudessem conhecer mais profundamente o coaching. Prontamente falei que entendia perfeitamente suas colocações, afinal, ele estava de front a um profissional da área.
    Surpreso, com a boa nova prosseguimos nossa conversa sobre esse tema, Davi e Golias.
    Parabéns pelo texto bem embasado e bem exemplificado, continue assim, inspirando ainda mais leigos e profissionais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: