Achando Pessoas Valiosas no Lixo

lixo

É possível tirar de um monturo alguma coisa valiosa?

Já ouvimos muitos casos de objetos de valor achados no lixo. Ontem mesmo, conversando com um pastor amigo meu, ele me contou a história de uma de suas ovelhas, que nesta semana achou uma grande soma de dinheiro, no lixo do centro de sua cidade.

Mas essa história me levou a lembrar de um texto que li há muito tempo, e que de vez em quando volta à minha mente, pois se trata de um milagre que surge rotineiramente na vida, mas que passa por desapercebido, quando não acontece conosco. Eis o texto:

“Levanta o pobre do pó, e desde o monturo exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do SENHOR são os alicerces da terra, e assentou sobre eles o mundo.”, 1Samuel 2:8

Antes de continuar, no entanto, creio ser válido trazer o significado da palavra monturo no dicionário da língua portuguesa, para trazer mais compreensão do objetivo desse post.   Aglomeração de lixo, coisas insignificantes e/ou velhas; monte de objetos desnecessários. Lugar onde se depositam dejeções ou imundicies. Acervo de lixo, de esterco, etc.

É possível, então, exaltar alguém que se encontra num monte de aglomeração de lixo? É possível achar relevância em coisas insignificantes? Podemos encontrar utilidade em objetos desnecessários? Ou até mesmo extrair beleza de um monte de imundícies e esterco?

Em certo momento da vida, creio que, se não todos, pelo menos uma grande maioria já se sentiu assim: indignos, perdidos, desvalorizados, imundos, abandonados e marginalizados. Quantos já não nos sentimos desprezados pelas pessoas que mais amamos?

Mas há algo interessante a ser ressaltado aqui. Quem estaria disposto a entrar no lixo para achar os valores perdidos? Quem estaria disposto a mergulhar no monturo para valorizar os desfavorecidos? Quem pagaria o preço de passar um tempo de sua vida procurando algo precioso em meio às imundicies e sentindo o odor negativo que uma aglomeração de lixo proporciona? É só passarmos na frente de um lixão que vamos perceber o mau cheiro exalado a quilômetros.

Mas aconteceu comigo: Deus mergulhou no meu ‘monturo’ e me tirou de lá e tem me exaltado entre as nações. E você tem se sentido assim? Creio que a história de Jesus seria mais do que suficiente para você entender que alguém pagou o preço de entrar num ‘monturo’ da vida para achar as  pessoas mais valiosas que lá existia. Eu estava lá! Você estava lá! Todos estávamos lá, e Jesus foi nos encontrar e devolveu nossa dignidade. E além de sair dos nossos ‘lixos’, ainda seremos levados diante de príncipes.

Há esperança para você.

Seu amigo Coach

ARIEL NOBRE

Etiquetado , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: