A primeira sessão de COACHING no Mundo

coachingDeus

A primeira sessão de Coaching no mundo, aconteceu há aproximadamente 6 mil anos, no início do relacionamento do homem com Deus. E Deus foi o primeiro Coach a desenvolver o processo de Coaching com seus Coachees Adão e Eva, logo após a queda de ambos, ao terem desobedecido às ordens de não comerem da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal.

“E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim. E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses? Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi. E disse o SENHOR Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.” Gn 3:8-13

O primeiro objetivo do Coaching é levar o Coachee a entender a essência do Ser, e a partir daí, saber da importância das decisões de sua vida, e para isso, ele precisa saber fazer a escolha certa. Adão e Eva foram criados por Deus para serem não apenas os agricultores e adminstradores da Terra. Muito mais do que isso, eles foram comissionados como Embaixadores do Reino, para multiplicar a Cultura dos Céus, e terem a Postura de um embaixador.

No momento descrito, eles estavam perdidos na desobediência, e escondidos na vergonha do pecado. Perguntas poderosas foram feitas pelo Coach Deus. Onde estás? foi a primeiro delas. Essa pergunta tinha a finalidade de conscientizar seus clientes, a saberem o estado em que se encontravam.

Depois, as perguntas foram no sentido de ressignificar a tragédia recém acontecida, e dar uma nova chance deles resgatarem o valor própio. Quem te mostrou que estavas nu? Em outras palavras, o que te levou a enxergar somente os seus pontos negativos?  Por acaso, comeste tu da árvore de que ordenei que não comesses? Escolhestes o caminho da desvalorização moral, ao invés de ficar no caminho da vida? Sabias que você poderia ter escolhido comer da ÁRVORE DA VIDA? 

E depois perguntou a Eva: Por que fizeste isto? Ou seja, você tem consciência de como vocês chegaram até aqui? Vocês reconhecem que estão, aonde estão, por suas próprias escolhas?

A partir daí, o Coach Deus apontou o caminho para que o casal resgatasse a dignidade, lançando estratégias e desafios de novas metas para que eles chegassem a um Estado Desejado: o retorno ao  Eden, que é o Jardim das Delícias.

Ao homem, disse que teria que haver suor e muito trabalho, para que tirasse o seu sustento. Além disso, teria dor e muitos espinhos e abrolhos pelo caminho. Ali, Deus estava mostrando que não seria fácil o caminho, no entanto, havia esperança para o casal, pois eles conseguiriam prosperar em meio a todo esforço. Para a mulher, a tarefa seria carregar a semente com muita dor por 9 meses. Suportar os desafios é saber que depois de um tempo, nascerá o fruto que recompensará toda a dor da gestação.

Em toda a primeira sessão, Deus conduizu seus ‘clientes’  a saírem de lá conscientes do ponto de partida, rumo à meta da vida, e a tomarem uma decisão de serem quem realmente foram destinados para ser. E o processo do Coaching de Deus continua até os dias de hoje, com a sua  criação.

Pense nisto!

Seu Coach

ARIEL NOBRE

Etiquetado , , , , , , , , ,

2 pensamentos sobre “A primeira sessão de COACHING no Mundo

  1. reyla disse:

    Muito interessante,gostei muito.

  2. Fabiana Costa disse:

    é verdade o poder da decisão sempre esteve em nossas mãos desde o princípio,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: