Soberba x Humildade – Quem vencerá esta batalha ?

orgulho

“Ouvimos da soberba de Moabe, que é soberbíssimo, como também da sua arrogância, e da sua vaidade, e da sua altivez e do seu orgulhoso coração.” Jeremias 48:29

Eu, estudando a Bíblia estes dias, encontrei este versículo citado acima e isso me deixou de boca aberta. E fiquei meditando sobre como pode alguém ter no currículo todos estas ‘boas’ características? É lógico que ironicamente falando.

Normalmente, achamos que soberba, arrogância, vaidade, altivez e orgulho é a mesma coisa. Mas aqui é notório que cada uma destas características tem a sua particularidade, apesar de fazerem parte da mesma ‘família’. Curiosamente, pesquisei na internet e olha o que eu descobri sobre cada uma das palavras: 

Soberba  – É o sentimento caracterizado pela pretensão de superioridade sobre as demais pessoas, levando a manifestações ostensivas de arrogância, por vezes sem fundamento algum em fatos ou variáveis reais. O termo provém do latim superbia.

Arrogância – É o sentimento que caracteriza a falta de humildade. É comum conotar a pessoa que apresenta este sentimento como alguém que não deseja ouvir os outros, aprender algo de que não saiba ou sentir-se ao mesmo nível do seu próximo.

Orgulho – É um sentimento de satisfação pela capacidade ou realização ou um sentimento elevado de dignidade pessoal. Pode ser vista tanto como uma atitude positiva como negativa dependendo das circunstâncias. Assim, o termo “pode” ser empregado de maneira errada tanto como sinônimo de soberba e arrogância quanto para indicar dignidade ou brio.

vaidade (chamada também de orgulho ou soberba) é o desejo de atrair a admiração das outras pessoas. Uma pessoa vaidosa cria uma imagem pessoal para transmitir aos outros, com o objetivo de ser admirada. Uma pessoa vaidosa pode ser gananciosa, por querer obter algo valioso, mas é só para causar inveja aos outros. Um ser humano invejoso, por sua vez, identifica com bastante facilidade um ser humano vaidoso, pois os dois vicios se complementam, e um é objeto do outro.

E você, se identifica com alguma destas características? Normalmente achamos que não! Mas alguém pode estar enebriado por estes sentimentos sem se dar conta. Por outro lado, temos o que desejamos encontrar nas pessoas, e porque não dizer em nós mesmos:  a HUMILDADE. Da mesa forma, procurei o que dizem sobre a humildade e achei o seguinte:

Humildade vem do latim humus que significa “filhos da terra”. Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas. A Humildade é considerada pela maioria das pessoas como a virtude que dá o sentimento exato do nosso bom senso ao nos avaliarmos em relação às outras pessoas. Características como cordialidade, respeito, simplicidade e honestidade, embora sejam frequentemente associadas à humildade, são independentes. Portanto, quem as possui não precisa necessariamente ser humilde.

Muito confundida com Modéstia, pode ser exatamente o contrário, o modesto tem falta de ambição, a humildade pode estar no ato de reconhecer que em determinado momento estamos sendo ambiciosos ao invés de gananciosos.

Diz-se que a humildade é uma virtude de quem é humilde; quem se vangloria mostra simplesmente que humildade lhe falta. É nessa posição que talvez se situe a humilde confissão de Albert Einstein quando reconhece que “por detrás da matéria há algo de inexplicável”.

Um das caraterísticas de Jesus Cristo foi a humildade, pois a Bíblia diz que Ele “sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz(Carta de Paulo aos Filipenses 2:6-8, ARC).

Fazendo a comparação entre pessoas arrogantes, soberbas, altivas, orgulhosas versus pessoas humildes, geralmente achamos as primeiras se dando bem em detrimento da caminhada das últimas. Mas isso é apenas aparente, pois o final se mostra sempre a favor dos humildes.

Há outros versículos bíblicos que mostram muito bem isso:

“”A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda. Melhor é ser humilde de espírito com os mansos, do que repartir o despojo com os soberbos.” Provérbios 16:18,19

“Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” Tiago 4:6

De que lado você está?

Pense nisso!

Seu amigo Coach

ARIEL NOBRE

Etiquetado , ,

Um pensamento sobre “Soberba x Humildade – Quem vencerá esta batalha ?

  1. reyla disse:

    Certamente a Humildade vencerá,pois quando Jesus pregou o sermão que define o caráter do verdadeiro discípulo, suas palavras iniciais foram diretas ao coração: “Bem aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus” (Mateus 5:3). Ele continuou a pregar durante mais três capítulos, mas muitos ouvintes não o ouviram porque nunca passaram da linha de partida. Mesmo hoje, a maior parte da mensagem do evangelho cai em ouvidos surdos de homens e mulheres arrogantes que não querem mesmo reconhecer a posição de Jesus como Senhor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: