COACHING: No ‘garimpo’ da vida

garimpeiro

Eu gosto de comparar o processo de Coaching a um garimpo junto a um riacho. O ato de garimpar é o processo pelo qual se acham muitos minerais preciosos no rio, sendo o ouro, o principal deles. Mas também podem ser encontradas outras pedras de valor, como o diamante, a cassiterita, tantalita-columbita, quartzo, a ametista e muitas outras. 

O garimpeiro é o Coach. A garimpagem é o processo de Coaching. A peneira representa as ferramentas que o Coach utiliza para achar o que há de mais precioso nas pessoas. E o rio seria o Coachee. Quando o Coach garimpa, ele vai achar verdadeiras preciosidades nos potenciais de cada ‘rio’ que ele vai explorar. 

E eu gosto também de afirmar que a pedra preciosa mais difícil de encontrar é o diamante. E a eficácia do Coaching faz com que no garimpo da vida, surjam verdadeiros diamantes, que estão escondidos em cada ser humano que se submete ao processo de Coaching. 

O diamante surge como uma pedra bruta, até mesmo sem atrativos, mas ao ser trabalhado, surge entre nós a mais valiosa pedra brilhante, desejo de muitos comerciantes. Assim também é com o Coaching. O cliente chega na maioria das vezes, sem a revelação de quem é na essência, perdendo a sensibilidade de suas qualidades, e apresentando-se sem brilho. O Processo de Coaching ajuda esse cliente a encontrar diamantes valiosíssimos, lapidando-os para brilhar intensamente na vida. 

Mas garimpar não é fácil, o quanto parece. É necessário muita paciência, conhecimento e técnicas do garimpo, que o garimpeiro aprende com o decorrer de suas experiências. Da mesma forma, o Coaching não pode ser feito de qualquer forma. A destreza e habilidades do Coach são necessárias para que a ‘garimpagem do diamante’ seja um sucesso. O Coach é um visionário que enxerga além do óbvio, como diz nossos amigos da Geração de Valor.

Quando eu passei pelo processo de Coaching, verdadeiros diamantes surgiram na minha vida. E um destes diamantes foi descobrir que a minha missão de vida está atrelada à prática de Coaching, numa chamada para ajudar muitas outras pessoas a descobrirem seus verdadeiros potenciais.

A partir de então, me dedico intensamente a viver o Coaching como filosofia de vida, e a aprimorar o dom e a habilidade de ‘lapidar’ diamantes nesta terra. A Profissão de Coach veio mexer com as minhas perspectivas da vida, e passei a enxergar a alegria em poder ajudar muitas pessoas a encontrarem os resultados de alta performance desejados por elas. 

Ass.: Coach Ariel Nobre

Etiquetado , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: