A diferença entre Opinião, Ordem e Conselho

opinião_MAV

“Quando não há conselhos os planos se dispersam, mas havendo muitos conselheiros eles se firmam.”Pv. 15:22

Em minha experiência de vida, nos meus 40 anos de ‘praia’ já percebi que  em muitas vezes, quando uma pessoa chega com você e diz que precisa de conselhos ou até mesmo uma opinião sua, na verdade está querendo escutar apenas algo que lhe conforte o coração, ao confirmar que o pensamento é igual ao dela.

Também já perdi a conta de quantas vezes no discipulado, algumas pessoas chegam até você somente para comunicar a decisão que já tomou no coração, e você como líder, não pode fazer mais nada. Por mais argumentos bíblicos, teológicos, científicos, paternalistas, e empíricos você tenha, não serão suficientes para demolir o pensamento desta pessoa, que não poucas vezes, volta mais tarde, lamentando as consequências da tal decisão.

Mas há aqueles que estão abertos para ouvir uma palavra que lhe traga caminho, luz e direção e estão prontos para obedecer os decretos e ordens da sua parte. Pensando nestas situações, resolvi tecer algumas considerações que considero importante para diferenciarmos as Opiniões, Conselhos e Ordens.

CONSELHO – Quando alguém vem pedir um conselho, é importante considerar que ele está  procurando alguém experiente, maduro e de caráter ilibado. Um conselho sempre é dado por um sábio, portanto, são palavras cheias de maturidade e de sabedoria. Um sábio nunca vai atrás das pessoas para dar conselhos, pelo contrário, são as pessoas que procuram o sábio, por causa de sua sabedoria. Se você confia no líder e o considera numa pessoa sábia, então deve pesar os seus conselhos. Portanto, dê mais crédito aos conselhos dados em sua direção. Pois quem está precisando de conselhos é você, não o sábio. Então se você pede um conselho, considere-o como tal e dê valor às palavras dos conselheiros.

OPINIÃO – Saber a opinião de um amigo, de pessoas mais próximas, e que demonstrem serenidade e maturidade, é sempre benéfico para nossa alma. Devemos saber a importância das opiniões, mas sempre devemos escutá-las de pessoas que tenham responsabilidade no falar e que são transparentes, mesmo que suas opiniões venham de encontro ao que estamos pensando. Uma opinião sempre vem acompanhada da liberdade que a pessoa tem em seguir, ou não, aquela opinião.Diferencia-se aqui, porque as vezes as pessoas falam uma opinião, mesmo quando não pedimos, mas nem por isso ela deixa de ser importante.  Assim como devemos procurar as pessoas certas para darem suas opiniões, temos também que saber ouvir, mesmo que não reflita os nossos pensamentos. 

PALAVRA DE ORDEM – As palavras de ordem vem em nossa direção, independente se as procuramos ou não. Elas são dadas para que obedeçamos, mesmo que muitas vezes não gostemos do teor das mesmas. A Ordem é na maioria das vezes emitida para o nosso próprio favor, ainda que limite as ações. Eu sempre digo que geralmente a ordem vem na contra-mão dos nossos pensamentos. Pode ser que ao obedecer uma ordem, o sentimento seja de derrota, mas no final, veremos que, na verdade, essa ordem foi dada para nosso proveito, principalmente se for inspirada nas Escrituras Sagradas. 

Pense nisso!

Seu amigo Coach Ariel Nobre

Etiquetado , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: