As atitudes de um VENCEDOR

chegada3

Sempre quando pensamos sobre a palavra campeão, a associamos logo a um vencedor numa corrida, a  um time de futebol que venceu um capeonato, e a resultados e desempenhos de excelência. É aquilo que reconhecemos em todas as pessoas que consideramos terem sido bem sucedidas.

Mas algo importante que devemos ter consciência, é de que o sucesso na vida não significa necessariamente bater recordes, subir ao monte mais alto do mundo, escrever um best-seller ou ser figura pública. Ter sucesso é um sentimento interno de bem-estar, felicidade e realização pessoal, é um sentimento de auto-eficácia e adequação às situações de vida, sejam elas impostas pelas circunstâncias ou desejadas pela própria pessoa.

Mas quais são as principais atitudes de um Campeão ? 

O campeão não sossega, é um desafiador nato, é um executante de topo,  e está sempre procurando desafios. Nunca se acomoda e está constantemente à procura de mais, inventando novas formas de fazer melhor e com mais eficácia.

Uma vida dedicada aos TREINOS – Um campeão de provas de atletismo,  relatou  certa vez a um amigo, numa conversa informal , que ele não era fisicamente melhor que os outros atletas, mas aquilo que o diferenciava era o fato de treinar mais quilômetros e mais rápido que os seus adversários. Ele conhecia o segredo dos campeões: “Que para ser o melhor em competição, tinha de ser o melhor também em treino”.

SUPERAÇÃO – Os campeões têm dentro de si o desejo de superação. Aquela mescla de celebração pela vitória e vontade de alcançar uma nova conquista rapidamente. Como dizia Ayrton Senna, para quem acomodação era palavra proibida:

“Depois de uma corrida, procuro visualizá-la mentalmente e, quando a analiso, sempre descubro algo que eu poderia ter feito melhor: um traçado, uma curva, um momento de acelerar ou travar.” Ayrton Senna

PERSEVERANÇA – Um campeão nunca se abate com o fracasso, pois sabe que as derrotas fazem parte da vida. É correto pensarmos que, provavelmente como todas as pessoas, ele detesta as derrotas, evita-as, no entanto tem sangue frio suficiente para não entrar em desespero nos momentos mais difíceis e duros.  Ele tem sabedoria para aprender com os seus erros e, principalmente, não atribui os maus desempenhos aos outros. Sabe ser responsável tanto nas derrotas quanto nas vitórias. Não baixam a cabeça com os erros, pois reconhecem que eles fazem parte da sua evolução, fazem parte do percurso para o sucesso.

CORAGEM – Os medíocres nunca erram porque não ousam tentar. Só não falha quem não faz nada. Penso que o pior na vida não é ser infeliz ou fracassado, mas sim não ter encontrado coragem para ousar, para ir atrás de seus sonhos, para tentar, para se desafiar a tentar. Quem encontra essa coragem dentro de si, vive com muita paixão e intensidade, pois sabe que está a traçar um caminho no sentido de tentar realizar os desejos mais profundos de sua própria alma.

“Eu não olho para as consequências de falhar um lance importante. Quando você pensa acerca das consequências, pensa sempre em resultados negativos.”Michael Jordan

DETERMINAÇÃO – Os campeões têm uma vontade enorme de seguir em frente. Quando estão estudando, planejando, executando, emanam uma energia capaz de ofuscar todas as limitações. Sabem que estão sempre vivendo momentos de decisão. E gostam dessa atitude na vida. Eles “alimentam-se dessa exigência que os seus objetivos demandam.

PAIXÃO – Todas as pessoas que conseguiram resultados extraordinários são apaixonadas pelo que fazem. Na grande maioria das vezes estas pessoas têm dificuldade em separar o trabalho de diversão, pois estão sempre muito empenhadas pelo trabalho que realizam. Concentram a sua atenção nos seus objetivos e desenvolvem um pensamento positivo acerca de si próprio e dos resultados.  Por isso, antes de começar o seu dia, tome uma dose de vitamina “P” (de paixão), independentemente de como foi o dia anterior. Tente acordar mais cedo para fazer um pouco de exercício físico, escute uma música animada, tome um banho energético, faça uma revisão daquilo que o reforça. Coloque os olhos na recompensa que quer alcançar com as ações a que se propõe fazer.

Mente no AGORA – Um campeão vive no presente. Ele tem consciência de que não pode deixar para amanhã o que os adversários podem fazer hoje. O desejo de vencer e a vontade de se superar fazem-no enfrentar todos os obstáculos que se cruzem no caminho, devido à certeza de que é assim que se constroem as futuras vitórias.

AÇÃO – Um campeão não se satisfaz com o sonho. Ele quer materializá-lo e está disposto a dar tudo de si para que isso aconteça. A verdade é que realizar sonhos é uma tarefa muito árdua. Somente a consciência do resultado de seu trabalho lhe dará energia para treinar, treinar e treinar.

Está provado que quem tem sucesso na vida, tem de ser persistente, lutador, obstinado, comprometido consigo mesmo e com o objetivo. Então permita-se agir como um campeão!  Seja persistente! Nunca pare de lutar! Seja um obstinado pelo sucesso! Comprometa-se consigo mesmo, em primeiro lugar, e persiga as suas metas até alcançá-las!

* – Este texto é inspirado no E-Book “Seja um Vencedor”, da Escola Psicologia. 

Seja um Vencedor!

“Somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou”, Romanos 8: 37

Etiquetado , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: