10 palavras e expressões que devemos ter cuidado ao falar

comunicação1

“A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto.” Provérbios 18:21

O fruto do que falamos dirige nossos pensamentos para caminhos específicos e, de alguma maneira, nos ajuda a criar a nossa realidade, nos ajudando com a potencialização ou limitando nossas possibilidades. Quanto mais habilidades tivermos de usar nossa linguagem com precisão, mais conseguiremos alcançar o objetivo de nossa comunicação.

Por isso, devemos sempre ter o cuidado no momento de falar. É o que o texto bíblico citado acima nos mostra. Por esse motivo, resolvi listar algumas palavras e expressões que devemos observar quando falamos, porque podem dificultar nossa comunicação e impedir o efeito desejado. Vamos a elas:

1 – Cuidado com a palavra NÃO. A frase que contém “não”, para ser compreendida, traz à mente o que está junto dela. O “não” existe apenas na linguagem e não na experiência. Por exemplo, pense em “não” ! (Não vem nada a nossa mente).  Agora “Não pense na cor vermelha”. Por mais que eu peça para você não pensar no vermelho, você acaba pensando. Procure falar no positivo. O que você quer e não no que você não quer.

2- Cuidado com a palavra “MAS”. A palavra ‘mas’ nega tudo o que vem antes. Por exemplo: “O Ariel é muito competente, mas…”. Substitua o “MAS” por “E, quando indicado.

3 – Cuidado com a palavra TENTAR. A Palavra ‘tentar’ pressupõe uma possibilidade de falha. Ex.:  “Vou tentar mudar”. Evite “tentar”. Faça!

4 – Cuidado com as palavras DEVO, TENHO QUE ou PRECISO.  Estas palavras pressupõe que algo externo controla sua vida. Em vez delas use QUERO, DECIDO, VOU.

5 – Cuidado com NÃO POSSO ou NÃO COSIGO.  Elas dão ideia de incapacidade pessoal. Use “NÃO QUERO”, “DECIDO NÃO FAZER”, ou até mesmo “NÃO PODIA”, “NÃO CONSEGUIA”, que pressupõe que vai poder ou vai conseguir.

6 – Use o tempo do verbo no passado ou diga AINDA – Quando falar dos problemas ou descrições negativas de si mesmo, utilize o tempo do verbo no passado ou dia ainda. Isto libera o presente. Ex.: “Eu tinha dificuldade de fazer isso”; “Não consigo ainda”. O ainda pressupõe que vai conseguir.

7 – Fale o tempo do verbo no presente para indicar mudanças para o futuro. Quando for falar das mudanças desejadas para o futuro, utiliza o tempo do verbo no presente. Por exemplo: Ao invés de dizer “Vou conseguir”, diga:  “Estou conseguindo”.

8 – Substitua SE por QUANDO.  Ex.: Ao invés de falar: “Se eu conseguir ganhar dinheiro, eu vou viajar”, fale “Quando eu conseguir ganhar dinheiro eu vou viajar”.  O “Quando” demonstra que você está decidido.

9 – Substitua ESPERO por SEI.  Por exemplo, em vez de falar: “Eu espero aprender isso”, fale: “Eu sei que vou aprender isso”. “Esperar”suscita dúvidas e enfraquece a linguagem.

10 – Substituta o CONDICIONAL pelo PRESENTE. Por exemplo, em vez de dizer “Eu gostaria de agradecer a presença de vocês”, diga “Eu agradeço a presença de vocês”. O verbo no presente fica mais concreto e mais forte.

Etiquetado ,

Um pensamento sobre “10 palavras e expressões que devemos ter cuidado ao falar

  1. Muito bom Ariel!!!!!
    Temos sempre evitar a negativa e praticar o positivo, pois nosso cérebro obedece e aprende tudo aquilo que pensamos.

Deixe um comentário

