Minimização e Maximização dos problemas

maximização

Na linguagem da informática, maximizar e minimizar tem seus significados bem definidos, e todo e qualquer usuário experiente sabe muito bem o que significa os termos. Maximiza-se a janela para explorar ao máximo do aplicativo ativo e minimiza-se a janela para deixar o conteúdo em questão para ser trabalhado depois.

Metaforicamente, na vida muitas vezes fazemos isto sem se dar conta de que estamos fazendo. Maximizar algo é evidenciar certas coisas que estão acontecendo ao nosso redor, dando grande atenção a elas. Muitas vezes estas coisas são necessárias, mas, infelizmente, somos campeões em dar atenção a situações que não são assim tão relevantes. As vezes aumentamos o tamanho do problema, pois vemos para as sombras (que geralmente aumentam de tamanho), ao invés de se concentrar no objeto em si.

Eu quero destacar algo que a maioria das pessoas fazem: Maximizam de forma bem acentuada os problemas da vida, dando grande valor para eles, tirando o foco da busca da solução. São aqueles que colocam em evidência as dificuldades e esquecem de sua capacidade para resolver as questões, pois exageram na importância destas dificuldades. Isso é a maximização dos problemas.

Não sabemos quanto tempo perdemos quando agimos desta forma. Não avaliamos os prejuízos decorrentes da maximização dos problemas, em detrimento da minimização das possibilidades das respostas. E o que fazer para impedir este disperdício? A resposta está na própria ação da maximização e da minimização.

Ao minimizar a janela ela não deixa de existir. Conitnua ativa ocultamente e apenas será aberta no momento oportuno.  Da mesma forma, minimizar os problemas não significa dizer que  devemos deixar de dar importância para eles. Eles existem e nunca vão deixar de existir. Apenas serão trabalhados no momento certo. Ao maximizar a ‘janela’ da solução dos problemas, estamos dando maiores possibilidades para que mais rapidamente achemos a resposta.

Etiquetado , , , ,

2 pensamentos sobre “Minimização e Maximização dos problemas

  1. Dully Pimenta disse:

    Parabéns pelo post!
    Lendo seu post lembrei do Provérbio Chinês!
    “Se o problema tem solução, não esquente a cabeça, porque tem solução. Se o problema não tem solução, não esquente a cabeça, porque não tem solução.”

  2. annanobre disse:

    “As vezes aumentamos o tamanho do problema, pois vemos para as sombras (que geralmente aumentam de tamanho), ao invés de se concentrar no objeto em si”. – Parabens pela materia, isso é uma verdade do cotidiano. As vezes aumentamos os problemas. Bom seria se todos vissem o que tem aumentado dentro de si sem atingir o seu próximo. O Meu problema não é seu. O Seu problema não é meu. Dessa forma, cada um poderia administrar sua causa e cuidaria em manter um ambiente de paz e harmonia, seja qual for o ambiente.abrcs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: