Motivos para manter a MOTIVAÇÃO

motivation-in-the-workplace1

Duas pessoas exercendo a mesma função podem apresentar resultados diferentes: um produz mais e a outra menos.Porque isto? MOTIVAÇÃO. Pessoas produzem mais quando estão envolvidas em projetos regidos pela motivação pessoal.

Se você ver um homem de sucesso (incluo também as mulheres de  sucesso), pode ter certeza que por trás, nas entrelinhas, ele apresentará  entre suas principais características a de não perder a motivação durante sua jornada. Manter a motivação é um dos grandes segredos para o êxito, e isso é uma das virtudes dos vencedores.

Mas como manter a motivação, mesmo quando as dificuldades batem na porta ? O que fazer para não deixar o ânimo enfraquecer em meio às crises? Como evitar que o homem interior perca o significado da vida ? Como não deixar que a tristeza invada o nosso trabalho e interfira na produção ? Como expulsar o abatimento que de repente se instala em nosso coração, quando vemos que as coisas não estão do jeito que gostamos ?

Pensando sobre isso, cheguei a conclusão que os motivos que cito abaixo, são fundamentais para que mantenhamos a motivação sempre em dia. Acredito que esses motivos não se esgotam, e a cada momento podemos acrescentar outros ou ampliar o conhecimento que temos destes motivos.

ACREDITAR EM SI MESMO – Ninguém vai a lugar algum se não acreditar em si próprio. O primeiro grande passo da motivação é acreditar que você é capaz. Você pode vencer seus limites. Você pode melhorar seus resultados. Nunca se entregue diante das impossibilidades. Busque mudanças, aumente o conhecimento, tente novos caminhos e encontre as respostas. A sua potencialidade poderá levar você a lugares que nem imaginas. Existe o melhor dentro de você que precisa ser colocado para fora.

MANTER O FOCO NO OBJETIVO – Uma boa dica para continuar tendo motivação é manter o foco no objetivo de seus sonhos, ou seja, no estado desejado a que se quer chegar. Tenha em mente o resultado final e perceba o que realmente isso signfica para você. Ter uma meta e concentrar-se no cumprimento dela vai aumentar a sua chance em conseguir chegar no lugar desejado. Não tire seu olhar de suas metas. Persiga-as até alcançá-las e serás recompensado pelo esforço.

CRER NO QUE ESTÁ FAZENDO – Tem muitas pessoas que se empenham, são focadas, acreditam em si mesmos, mas no fundo não acredita no que está fazendo. Não acredita no produto que está vendendo. Não acredita nos resultados prometidos pela empresa na qual trabalha. Não acredita na qualidade dos itens que está apresentando para as pessoas. Enfim, logo logo perderá a motivação no cotidiano de seu trabalho, e o que é pior, as pessoas também perceberão no seu olhar que não estás confiante no que estás apresentando para elas. Então, antes de decidir o que você oferecerá, acredite realmente no que estás fazendo. Seja motivado pelo que apresentas no mercado.

NÃO TEMER OS DESAFIOS – Todo e qualquer trabalho apresentará desafios a serem vencidos. Nada nesta vida cairá do céu para você. Ninguém chegará ao sucesso se não enfrentar dificuldades. Então quando você se deparar com um desafio, é hora de vencer os gigantes. Todo desafio é um trampolim para o êxito na vida. Se você vencer o próximo desafio, ele te levará a uma conquista maior. A cada gigante vencido um território novo estará à sua disposição. Nada é fácil. Lembre-se disso e motive-se quando tiveres encontrando dificuldades para alcançar a meta estabelecida. Procure alternativas diferentes, mas nunca desista de seus sonhos.

NÃO TER MEDO DE ERRAR – Outro passo importante para manter a motivação é não ter medo de errar. Temos que deixar o orgulho de lado, e saber que para alcançar o sucesso teremos que aprender com os nossos erros. Ninguém nasce sabendo de tudo. Temos sempre que aprender e um ótimo momento de aprendizado é exatamente na hora que erramos. Há um ditado que diz: “Quem não se arrisca não petisca”.  Se você tiver medo de arriscar, nunca chegará ao lugar desejado. Arrisque-se mais, e mesmo se errar , levante-se do chão, erga a sua cabeça e prossiga para o alvo.

NÃO DESISTIR JAMAIS – Um dos grandes motivos para que eu mantenha lutando é saber que não posso desistir. Não podemos jogar a toalha (sinal de entrega numa luta). Não podemos deixar a peteca cair. Precisamos ser indesistíveis, como diz Ludimila Ferber, em seu álbum “NUNCA PARE DE LUTAR”.  “Persevere até o fim e ganharás a coroa da vida”, diz um texto bíblico. Os boleiros dizem: “O jogo só termina quando o juiz apita o final”, ou seja, se o jogo ainda não terminou, continue tentando fazer o gol. Não desista, mesmo se já estás nos último minuto do segundo tempo.

FOTOGRAFAR O SEU SUCESSO NO FUTURO – Este ponto, apesar de ser semelhante  com ‘Manter o foco no objetivo’, tem alguns pontos específicos poderosos. Fotografar o sucesso no futuro é ter a capacidade de visualisar o momento da conquista. É perceber a importância do momento conquistado. É se ver obtendo a vitória. É ter a capacidade de guardar na mente o exato momento da realização dos sonhos. Fazendo isto, a imagem ficará para sempre gravada no coração e isto servirá de motivação inspiradora nos momentos mais difíceis da caminhada do sucesso.

SER PREPARADO PARA VENCER O TEMPO –  Todo começo de algum projeto é semelhante a uma grande corrida de maratona. Vemos a largada com muitos motivados. A concentração é lugar de empolgação, discontração, alegria e um espírito de oba-oba. Mas com o decorrer da corrida, vão ficando para trás os que não se prepararam para a corrida. A dificuldade dos metros percorridos vão aumentando, e com isso os empolgados começam a ficar pra trás. No fim, pelo menos 80% dos corredores poderão não chegar até o final. Somente 20% chegam até a linha da chegada. Todo projeto precisará de preparo, de fôlego e de motivação para chegarmos no grupo dos 20%. O Tempo é o grande filtro dos vencedores. Não imagine vencer tão facilmente. Leve a corrida até o final.

Etiquetado , , , , , ,

2 pensamentos sobre “Motivos para manter a MOTIVAÇÃO

  1. Dully Pimenta disse:

    Bons motivos para não perder a motivação!
    Excelente texto!

  2. Muito boa publicação Coach Ariel Nobre! Parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: