COACHING: Definindo a linha de Chegada

chegada2

O primeiro grande segredo do êxito do COACHING está exatamente no fato do cliente (Coachee) enxergar a necessidade de sair do ponto ‘A’ para chegar no ponto ‘B’. Ao ponto ‘A’ chamamos de Estado Atual onde o cliente atualmente se encontra, ou seja, o ponto de partida para a caminhada rumo aos resultados. E o ponto ‘B’ definimos como o lugar do Estado Desejado que o cliente deseja alcançar.  Essa é a primeira tarefa do Coach (profissional que conduz o Coaching) em todo o processo. Toda a habilidade do Coach deverá se concentrar nesta missão inicial.

Ninguém vai para lugar algum, se não definir onde quer chegar. Imagine um motorista que às 6 horas da manhã decide sair de casa em seu carro, sem definir o lugar onde vai chegar. À meia noite, esse motorista ainda estará rodando e não terá chegado a lugar algum desejado.

Mas se esse mesmo motorista sai de Manaus, por exemplo, às 6h da manhã, e traça o caminho até chegar na cidade de Boa Vista, apenas terá que saber alguns detalhes da viagem até chegar ao seu destino final. Se tudo tiver dentro da normalidade, os 786 kilometros que separam as duas cidades serão percorridos entre, aproximadamente, 8h e 10h, à velocidade média de 110 km, com intervalos para descanso e almoço.

Sem um objetivo claro, específico e bem definido, certamente nos desviaremos no meio do caminho e tomaremos outras direções, sem atingir os objetivos no final de nossa jornada. Então descobrir o estado atual do coachee e levá-lo a enxergar o que exatamente ele deseja definirá o sucesso do Coaching.

Etiquetado , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: