A “Prova dos Nove” da Fofoca

fofoca1

Uma certa vez, estudando, eu li uma história que se aplicada no cotidiano por todas as pessoas, evitaríamos muitos disse-me-disse, mal entendidos e confusões em nossos relacionamentos. Este relato, penso eu, traz “A Prova dos Nove’ da fofoca, uma das maiores ervas daninhas de toda sociedade, que destrói amizades, arranha os maiores amores e descredibiliza o respeito à humanidade. Vamos a essa história:

OS TRÊS FILTROS DE SÓCRATES

Um dia um homem interpelou Sócrates e disse-lhe: 

– “Sabes o que eu ouvi sobre um amigo teu? “

– “Espera um minuto”, replicou Sócrates. :”Antes de me dizeres, quero colocar-te algumas questões. Um processo que chamo de A Prova dos Três Filtros”. 

– Três Filtros?”, respondeu o outro.

– Correto. continuou Sócrates. “Antes de me falares do meu amigo, pode ser uma boa ideia, filtrar três vezes o que vai dizer. É por isso que chamo o teste de Prova dos Três Filtros. 

– “O primeiro filtro é a VERDADE. Estás absolutamente seguro de que o que vais me dizer é verdade?”. 

– “Não”, respondeu o homem. “realmente só ouvi dizer isso, e..”.

– “Está bem”, disse Sócrates. “Então realmente não sabes se é verdade ou não”. 

– “Agora, permita-me que aplique o segundo filtro. O filtro da BONDADE. “Aquilo que vais contar de meu amigo é algo de bom?”

– “Não. Pelo contrário”, respondeu o homem. 

– “Então, queres me contar algo de mal sobre ele, mas não estás certo de que seja verdade..”. 

– “Falta agora o filtro da UTILIDADE. Servir-me-á para alguma coisa aquilo que me queres contar sobre o meu amigo? “, perguntou Sócrates. 

– “Não, a verdade é que não…”, disse o homem. 

– “Então”, concluiu Sócrates: “Se o que desejas contar-me não sabes ao certo se é verdadeiro, não é bom, e inclusive não me é útil para nada,  porque haveria eu de querer tomar conhecimento disso? 

E, então, vamos evitar as fofocas em nosso meio? Creio que uma das formas de obtermos sucesso em nosso trabalho, é passar nossas conversas pelos filtros, e assim contribuíremos para uma boa comunicação interna nas equipes de trabalho. Pense nisso!

Etiquetado , , , ,

Um pensamento sobre “A “Prova dos Nove” da Fofoca

  1. Dully Pimenta disse:

    Se for pensar na A Prova dos Três Filtros, quase nenhuma fofoca será contada.
    Porque muitas fofocas não tem utilidade, não é uma verdade e só tem maldade.

Deixe um comentário

