Você faz parte de que Geração?

geracao+Na

A cada década que passa descobrimos que o processo evolutivo do mercado vai se transformando, surgindo diferentes gerações de trabalhadores, que se destacam em seus perfis singulares, e que norteiam a tendência do mercado econômico nestas diferentes épocas.

Descobrir em que geração o seu perfil se encaixa será de uma grande valia para o seu crescimento no nixo de mercado em que você atua. Eu apenas darei aqui algumas dicas do perfil de cada geração, para que incentive você a pesquisar mais sobre o assunto e se localizar no quadrante daqueles que ditarão as novas regras daqui por diante.

Eis um resumo de cada geração:

GERAÇÃO “BABY BOOMERS”.

Nascidos depois da Segunda Guerra Mundial, aproximadamente entre os anos de 1946 e 1964, a Geração “Baby Boomers”, também conhecida como “Geração Eu”, formam os contemporâneos desta époc, que costumavam se firmar na filosofia:  “Não confie em ninguém com mais de 30 anos”.  Esta geração se torna cética devido aos fatores ocorridos por consequência da guerra e caracteriza-se por ser uma geração que sempre procura estar ativa. 

GERAÇÃO “X” 

Em 1965 nasce uma Geração que se mostra cética em quase tudo, e que prefere contratos informais de trabalho, tornando-se menos leais a empresas do que a geração anterior. São os filhos de pais divorciados, ou filhos de mães que trabalham fora. Uma característica marcante desta geração é o grande interesse pelas histórias em quadrinhos.  Fatos marcantes desta época é chegada do homem à Lua (1969), e quando surge o computador pessoal. 

GERAÇÃO “Y”

Formada por pessoas que nascem em 1978, a “geração y” compartilha em boa parte com os “baby-boomers” e “geração x” no mercado de trabalho, mas se destaca por ser uma geração que oferece respostas mais rápidas, com a especialização na informática, e a capacidade de criar novas soluções. 

GERAÇÃO “Z”

Esta geração surge entre 1984 e 2000 e assume como lema de vida: “Consumo, logo existo”. As pessoas dessa geração são amantes da velocidade, e buscam informação a todo instante e o sentimento de estar insatisfeito e incompleto, sempre faz querer algo mais. São caracterizados pela inquietude e que facilmente trocam de um canal de televisão para outro, nascendo o termo zapear, que deu origem ao termo “Z”. 

GERAÇÃO “CANGURUS” 

É a geração dos verdadeiros “Filhinhos de Papai e Mamãe”, pois é formada por indivíduos com idade entre 25 a 30 anos, e que vivem na casa dos pais, por não se acharem preparados para a vida. Os Cangurus são os filhos que abandonam as faculdades e que se perdem em assuntos diversos. É chamada de Geração Canguru porque são indecisos no curso que querem, e constantemente vivem saindo do emprego, e não consegue se firmar em lugar nenhum, pois não gostam de ser contrariados. 

GERAÇÃO “GOOGLE”

Temos a “Geração Google” formada por adolescentes nascidos a partir de 1993, depois que o computador se tornou popularizado o computador. Esta geração dá preferêncoa por textos resumidos, e sempre corta caminhos através da busca por palavras-chave, utilizando com frequência o “Ctrl C” e “Ctrl V”. 

GERAÇÃO “FACEBOOK”

E por fim, estamos vendo nascer  uma nova geração, que se caracteriza pelo crescimento acelerado e popularização da  internet, pelos relacionamentos à distância através das redes sociais, e também pela globalização ultra-rápida, levando milhões no mundo inteiro a escolher trabalhar em casa, usando uma rede e um computador. 

* Fonte: Livro “Coaching de Carreira”, de José Roberto Marques & Edson Carli

Antes de encerrar, quero ainda afirmar que apesar das diferentes Gerações terem surgido em épocas diferentes, hoje é possível encontrar-mos pessoas de todas as gerações povoando as empresas. A que geração destas você pertence ?

Etiquetado , , , , , , , ,

Um pensamento sobre “Você faz parte de que Geração?

  1. coachcarlosandrade disse:

    Muito boa abordagem Ariel, sobre as várias etapas do conhecimento das gerações!
    Como forma de contribuição, quero ressaltar que, além da identificação de geração a qual possamos nos enquadrar, está no fato de sabermos entender e nos adequarmos a cada fase mencionada, seja por conhecimento, seja por vivência, o que vale na realidade é saber usar cada característica a nosso favor. Afinal, tudo está ligado, conectado por meio dos mais variados estilos de comunicação.
    Um grande Abraço e Parabéns pelo sucesso do Blog!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: