Presente: o resultado do Passado e a causa do Futuro

passado-presente-futuro

Resolvi escrever hoje sobre o poder do que se chama HOJE,  porque tenho percebido a importância de aprender a lidarmos com as três faces do tempo – passado, presente e futuro.

E escolhi um termo em latin, conhecido como Carpe dien, que infelizmente é interpretado de forma errada, para nos levar a aproveitar o tempo presente. Muitos utilizam o termo como que fosse uma liberação para viver a vida desenfreada de suas paixões e carnalidade, ultrapassando limites morais, éticos e libidinosos.

A expressão Carpe dien foi primeiramente utilizada no poema “Odes” (I,, 11.8) do poeta romano Horácio (65 – 8 AC), e é popularmente traduzida para ‘Colha o dia’,  ou ‘Aproveite o momento’. A palavra Carpe dien resume o poema,  no qual Horácio busca persuadir Leuconoe a aproveitar o momento presente e dele retirar todas as suas alegrias, sem se inquietar nem com o dia, nem com a hora de sua morte. Diante disso, temos que aprender a honrar a história do passado, a ver o futuro, mas principalmente a aproveitar o dia de hoje:

Honrando a história – Muitos estão presos no passado, levando a vida toda como se estivesse vivendo no tempo lá atrás. Às  vezes, revivendo momentos inesquecíveis de sentimentos prazerosos e belos da vida, mas na maioria delas, arraigados  na experiência negativa de frustrações, decepções, amarguras e feridas originadas na quebra de relacionamentos. Penso que de tudo, não devemos pegar uma borracha e querer apagar o passado, como se não tivesse existido. Mesmo que tenhamos experiências negativas, precisamos aprender a ressignificar cada momento vivido, interpretando a intenção positiva da vida em nos fazer aprender a lidar com certas dores. Deus nos permite certos momentos ruins para aprendermos a dar maior significado à nossa existência. Então devemos honrar a nossa história, entendendo o que a vida trouxe de riquezas à nossa existência.

Vendo o futuro – Os maiores homens que marcaram e que continuam marcando a história da humanidade, aprenderam a olhar para o futuro como o lugar de chegada. Isto é a força de todo aquele que tem fé. O futuro, no entanto, não pode ser encarado como muitos, que são afixionados por prever o fututro, ou tentar mexer na máquina do tempo, na tentativa de mudar o resultado do amanhã para seu belprazer. Devemos ver o futuro com responsabilidade, sem a neurose de viver uma realidade utópica, como que querendo provar os desejos sem realmente tê-los na prática. 

Vivendo o presente – Muitos não entendem o poder que tem o dia de hoje. O Hoje é o momento presente que dá rumo e direção para todo o futuro. O presente é o resultado do passado e a causa do futuro. Então aproveitemos o dia de hoje para tomar as decisões certas, para amar, para perdoar, para viver o sentido da vida. É hoje que você tem a oportunidade de corrigir os erros do passado, e evitar os erros do futuro. É hoje que é possível traçar metas para que no futuro tenhamos dias melhores.

Então devemos aprender a aproveitar ao máximo do dia que se chama hoje, porque daqui a algunas horas, deixará de existir, e passará a ser chamado ontem, sem possibilidades de fazermos mais nada, pois tudo já virou passado. O amanhã será resultado de hoje, que já denunciou o resultado de ontem. Então, hoje é o tempo presente que possibilita ressiginifcar o passado e criar o futuro. Pense nisto!

Etiquetado , , , , , , ,

4 pensamentos sobre “Presente: o resultado do Passado e a causa do Futuro

  1. Dully Pimenta disse:

    Não lamente o passado, viva presente e espere o futuro.

  2. reyla disse:

    Muito bom.Devemos com certeza viver o dia de ”HOJE” para que quando chegarmos no futuro possamos dizer que valeu apena viver intensamente cadadia como se fosse o único.Aproveite cada momento,cada situação da sua vida,afinal o que seria de nossa vida se não tivesse história para contar? rs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: