Metas: Fotografias das ideias

METAS

Aproveitando o Dia Nacional do Fotógrafo e da Fotografia,  hoje, 8 de Janeiro, o meu artigo começa com o título: “Metas – A Fotografia das ideias”. E do que exatamente se trata esse artigo? Fala um pouco da necessidade de sabermos escrever de forma correta as metas, ou seja, tirá-las de nossa mente e torná-las claras no papel. O objetivo disso é que a ideia se torne clara para nós mesmos e para outros, que possivelmente serão envolvidos no Projeto, direta ou indiretamente.

Se a meta não for escrita não há provas, não há contrato, a validade é menor e mui provavelmente se perderá no vazio. Então, quanto mais claro no papel a ideia se tornar, mais possibilidades teremos de realizar as metas de nossa vida. Agora não basta escrever as metas, temos que fazê-lo de forma correta.

Uma das melhores formas de escrevermos as metas é o que chamamos de SMART. É uma metodologia que usa o acróstico (palavra na qual suas sílabas ou letras dão sentido a uma palavra ou frase), resultando na palavra Smart, que significa ESPERTO, na língua inglesa. Vou apenas resumir de forma rápida como se dá o SMART.

Escrever uma meta na metodoliga SMART é aprendermos a colocar as metas no papel usando 5 (cinco) princípios de uma meta.

1  – Ela tem que ser eSpecífica, a ponto de que qualquer pessoa possa visualizá-la. O que seria exatamente a sua meta?

2 – Ela preisa ser Mensurável, ou seja, precisamos determinar o tamanho da meta, em tempo, em valores. Qual o tamanho de sua meta?

3 – Ela precisa ser Alcançável – Precisamos definir os passos necessários para a realização das metas. Como alcançarei essa meta ?

4 – Ela precisar ser Relevante – Creio que aqui está o passo mais importante do SMART, pois saber por que a meta é importante para você, lhe trará forças necessárias no meio das dificuldades.

5 – Ela precisa ser Temporal – Toda meta tem uma data marcada. Temos que saber quando vamos realizar a meta. Se não tivermos uma data marcada, vamos empurrar com a barriga.

Bom, assim podemos dizer que teremos uma ‘fotografia’ bem nítida do que é a nossa meta a ser alcançada. E aproveitando a oportunidade, um parabens especial a todos os fotógrafos do Brasil.

Etiquetado , , , , , , , , ,

5 pensamentos sobre “Metas: Fotografias das ideias

  1. coachcarlosandrade disse:

    Muito bem elaborado o tema desta publicação: Metas, a fotografia da idéias.
    A falta de planejamento e execução das metas têm prejudicado fortemente a grande maioria dos microempresários, pois, sem uma meta bem definida, fecham seus negócios muito precocemente, e qual a fotografia disto?
    Frustrações, depressões, desânimo e transferências de culpa, afinal, sempre temos a tendência de arranjar um culpado para os erros, falhas e fracassos da vida como um todo. Entretanto, esquecemos efetivamente de quem era a responsabilidade da realização do sonho, do planejamento e principalmente, esquecemos da execução da meta.
    Alguns até esboçam aquela velha desculpa, “a sorte não sorriu pra mim”, “infelizmente não tive oportunidades”, “preciso tomar um banho de cachoeira pra retirar toda má sorte da minha vida” e por aí vai, a cada dia construímos barreiras e obstáculos à nossa frente ao invés de realmente FOCAR nas forças facilitadoras no cumprimento da meta.
    Pra finalizar meus comentários, compartilho as fases célebres abaixo que revelam as fotografias das metas:
    ” A sorte é o resultado de um plano bem elaborado”.
    Branch Rickey
    “Quando o homem não sabe que porto está procurando, qualquer vento lhe serve de orientação”.
    Sêneca

    “A coisa mais importante a respeito de objetivos, é ter um”.
    Geoffrey F. Abert

    Você tem dúvidas?
    Está precisando dar o primeiro passo mas não sabe ou não consegue?
    Quer uma ajuda? Apoio? Suporte?
    Procure um Coach Profissional e abra sua mente e seu universo!
    Coaching, o processo mais eficiente e eficaz em mudança de comportamento e alcance dos objetivos.
    Abraços.

  2. Rivaldo Gabriel disse:

    Muito bom vou começar a aplicar o smart em minhas metas

  3. Dully Pimenta disse:

    No começo de ano temos muitas metas, e no final muitas não são cumpridas.
    Um abraço Dully Pimenta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: