COACHING – Foco, Ação e Resultados

target

“Nosso principal objetivo é encontrar alguém que nos motive a fazer tudo que somos capazes”, Ralph Waldo Emerson

Muitos me perguntam porque o COACHING apresenta os resultados surpreendentes na vida de todos aqueles que se submetem ao processo. Antes de qualquer coisa, quero destacar que a resposta não está em algum poder de magia do Coaching, ou algo que foge à realiade natural, caindo para o lado sobrenatural. Então onde está a resposta?  Alguns preferem interpretar que esses resultados são produtos da inteligência do Coach (profissional que conduz o Coaching)? Será que o êxito do processo stá mesmo na habilidade do ‘treinador’ , ou será que podemos achar a resposta em outro lugar?

A verdade é que a eficiência do processo está na própria capacidade e potencialidade do próprio cliente (Coachee), descobertos durante as sessões do Coaching. A tarefa do Coach está tão somente em conduzir o coachee a concentrar-se em três principais elementos do Coaching: FOCO, AÇÃO E RESULTADOS.

FOCO –  O primeiro trabalho do Coach é levar seu cliente a saber exatamente sair de um ponto inicial (estado atual), até chegar a um outro ponto determinado (estado desejado). Ou seja, ter um foco, um objetivo específico. Ninguém sai despropositadamente para uma viagem, sem antes definir o lugar para onde se vai. Todos precisam saber onde quer chegar.

AÇÃO –  É necessário que o cliente defina ações específicas para a realização de suas metas. Ações de desenvolvimento e aprimoramento de suas próprias competências, com a equipagem de ferramentas, conhecimentos e habilidades desenvolvidas do próprio coachee.

RESULTADOS – Se tem uma palavra que define bem o Coaching  é RESULTADOS. O Coaching é um processo sistematizado onde um Coach acompanha e estimula seu cliente no desenvolvimento e alcance de suas metas. Finalizo com o conceito de Coaching, elaborado por José Roberto Marques, presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC):

“Coaching é um processo com início, meio e fim, definido em comum acordo entre o Coach (profissional) e o Coachee (cliente), onde o Coach apoia o cliente na busca de realizar metas de curto, médio e longo prazo, através da identificação e desenvolvimento de competências, como também do reconhecimento e superação de adversidades”. 

Etiquetado , , , , , , ,

3 pensamentos sobre “COACHING – Foco, Ação e Resultados

  1. Rosy disse:

    Parabéns Ariel, que dessa forma você pode ajudar muitas pessoas a entenderem o processo e serem pessoas e profissionais cada dia melhores.Sucesso!!!Rosy

  2. Bira disse:

    Ferramenta que ajuda na autoconsciência e auto-estima da pessoa, fazendo com que a pessoa tenha uma visão aberta para a realidade, aprendendo a se conhecer, definir seus limites e os limites das outras pessoas. Importante lembrar que o processo de Coaching não elimina o conhecimento, crenças, valores, limites, habilidades que as pessoas possuem e sim as adapta de acordo com a necessidade da situação/ambiente, fazendo assim com que as pessoas não tenham medo de enfrentar um problema que apareça em momento inoportuno. Abraço Ariel. Bira

  3. Bira disse:

    Primeiramente vem de Deus, antes a minha vida não tinha sentido quando alcançava um objetivo na vida, hoje não, as coisas são diferente, tudo que faço tenho motivação, no trabalho, na Faculdade, temos que ter Deus em primeiro lugar, o Sucesso vem naturalmente com paciência, evidentemente tnho que buscar, fazer acontecer. Bira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: