Como combater o estresse no trabalho

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Uma das piores coisas que temos que enfrentar no dia-a-dia em nosso trabalho é o estresse. O estresse nos  impede de manter o foco, de estar mais presente, de ver claramente, de ser criativo para resolver problemas, de ser efetivo para manifestar nossas emoções na comunicação com os colegas de trabalho, e isso nos tira a paz. Ficar com a vida baseada em reações, mesmo que inconscientes, aumenta o risco de sofrermos esgotamento e multiplica a possibilidade de ter doenças.

Como Coach, tenho a preocupação de informar você sobre algumas dicas para reduzir o estressse, ensinadas por um dos meus coaches, o meu professor José Roberto Marques, diretor presidente do Instituto Brasileiro de Coaching.  Eis as dicas:

1 – Aprenda a planejar – Toda desorganização gera estresse. Mergulhar em muitos projetos com frequência, ao mesmo tempo, gera muita confusão, esquecimento e sensação de ter projetos inacabados martelando na cabeça. Sempre que possível, assuma um projeto por vez e trabalhe nele até terminar.

2 – Reconhecer os limites – A maioria de nós estabelece metas excessivas e perfeccionistas para si mesmo. Mas na realidade, nunca conseguimos ser perfeitos, e isso nos causa a sensação de fracasso e inadequação, não importando quão seja bom tenha sido nosso desempenho. Estabeleça metas possíveis de serem realizadas.

3 – Aprenda a brincar – Ocasionalmente precisamos fugir das pressões da vida e se divertir.  O ideal seria encontrar passatempos que absorvam sua atenção, e dos quais você goste, independentemente do seu nível de habilidade.

4 – Foque no positivo – O melhor a ser perfeito é evitar criticar os outros. Aprenda a elogiar as coisas que você gosta nos outros.  Foque nas qualidades positivas que as pessoas à sua volta tem. E também certifique-se de dar crédito a si mesmo, por suas próprias qualidades.

5 – Aprenda a tolerar e a perdoar – Ser intolerante com os outros leva à frustração e raiva. Procurar realmente entender como as outras pessoas se sentem, faz com que aceite mais como elas são. Aceite e perdoe a si mesmo também.

6 – Evite competições desnecessessárias – Há inúmeras situações competitivas na vida, que nós podemos evitar. Ficar muito preocupado em vencer, em demasiadas áreas da sua vida pode criar tensão e ansiedade excessivas, e faz com que fiquemos desnecessariamente agressivos.

7 – Faça exercícios regularmente – Procure fazer exercícios regularmente, mas não esqueça de consultar seu médico, antes de iniciar qualquer programa de exercícios. E procure os exercícios que goste, para que não tenha a sensação de ser apenas trabalho duro e mais chateação.

8 – Relaxar nas horas vagas – É importante aprender a fazer atividades que relaxem, sem no entanto recorrer a ações perversas ao corpo, como drogas, vícios e etc..

9 – Fale sobre seus problemas – É muito importante que tenhamos um amigo de confiança, para quem devamos nos abrir e contar nossos problemas. Encotrar alguém com um ouvido solidário pode ajudar incrivelmente.

10 – Mude sua maneira de pensar – Esteja aberto a mudanças em seus pensamentos e ideias. Ninguém tem todas as respostas, mas algumas estão disponíveis em outras pessoas. Você não é o detentor de toda verdade. Converse com mentores, professores, conselheiros, pastores.

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