Como dizer é que faz a diferença

COMUNICAÇÃO

Desde pequeno ouço um ditato: “Há gestos que falam mais que palavras”, e agora na fase dos 40, percebo o quão verdadeiro é este ditado. Já ouvi muitos casais dizerem: “Eu não consigo entender o que ele fala… “,  ou, “Eu só queria que ela me entendesse o que eu falo”.

Problemas desse tipo é muito comum hoje em dia, não somente entre casais, mas em toda roda de relacionamentos em nosso cotidiano. É fácil percerber isso em nosso ambiente de trabalho, onde patrão não se entende com o empregado. Funcionários não entendem o chefe do setor,  e colegas se desentendem com as palavras ditas. A Comunicação está fragilizada em nosso dia-a-dia.

E como Coach, sabemos que a comunicação é fundamental no processo de Coaching, e entender alguns de seus aspectos é fundamental para o nosso trabalho. Segundo o pesquisador Albert Mehrabian divulgou em seu livro ‘Silent Messages’,  nos comunicamos de duas maneiras: forma verbal e não verbal. E o impacto que as palavras ditas causam no ouvinte, não passa de 7%, enquanto que a forma como dizemos as palavras influenciam em 38% da comunicação e a fisiologia das palavras representam 55% deste poder de influência.

Isso nos diz que 55% do impacto da comunicação é não verbal. Ou seja, através da postura, dos gestos e contato visual. A entonação da voz é muito importante na hora de dizermos as palavras.  Dizer amo você terá vários sentidos, dependendo de como falamos.

Então precisamos entender que devemos aprimorar a forma de dizermos as nossas palavras, se queremos nos tornar entendíveis. Apenas dizer não é garantia de comunicarmos o que queremos dizer. Precisamos aprender a falar da forma adequada. “Não é o que dizemos, mas como dizemos que faz a diferença”.

Etiquetado , , , , ,

2 pensamentos sobre “Como dizer é que faz a diferença

  1. andreia disse:

    Então é por isso que a palavra que proferimos, tem que ser vivida,ao contrario não terá valor.

  2. michel monteiro dos santos disse:

    legal esse estudo,bem esclarecedor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: