Estendendo as mãos para o futuro

maos-estendidas

Nesta semana li um post que me deixou muito esperançoso. Contava a história de uma jovem que era dona de uma grande empresa, que resolveu estender as mãos a um homem moribundo, que ficava na porta de um dos restaurantes às proximidades de sua empresa. Ela aproximou-se do homem e lhe falou que aquela noite, ele iria jantar com ela no restaurante. O pobre homem, sem acreditar no que estava acontencendo, e ao mesmo tempo envergonhado por suas roupas sujas, tentou dizer que não aceitava, mas foi convencido, depois que a jovem insistiu continuar com seu intento.

Já no restaurante, os garçons tentaram impedir a entrada do homem mal vestido, mas então, a jovem apontou para a empresa do outro lado da rua, e disse: “Olha, está vendo aquela empresa ? Três vezes por semana, os diretores de lá juntamente com clientes, vem fazer reuniões nesse restaurante, e sei que o dinheiro que deixam aqui, é o que mantém esse restaurante. Pois é, eu sou a proprietária daquela empresa. Posso fazer a refeição aqui, com o meu amigo, ou não ?”.

Já no interior do restaurante, o homem indagou o por quê de tanta bondade da moça para com ele. Então ela o fez lembrar que um tempo atrás, chegou naquela cidade,  recém formada, sem nenhum dinheiro no bolso e com muita fome. Foi quando sentou-se na praça, em frente ao restaurante, por que tinha uma entrevista de emprego na empresa onde hoje ela é dona.  E então ela relatou:

“E então se aproximou de mim , um homem , com um olhar generoso . Se lembra agora João ? Ele , em lágrimas , afirmou que sim. Na época , o senhor trabalhava aqui. Naquele dia, fiz a melhor refeição da minha vida, pois estava com muita fome, e até sem força. Toda hora, eu olhava para o senhor, pois estava com medo de prejudicá-lo, pois estava ali comendo de graça. Foi quando vi o senhor tirando dinheiro do seu bolso e colocando no caixa do restaurante. Fiquei mais aliviada. E sabia que um dia poderia retribuir. Me alimentei, fui com mais forças para a minha entrevista. Na época , a empresa ainda era pequena. Passei na entrevista, me especializei, ganhei muito dinheiro, acabei comprando algumas ações da empresa, e com o passar dos anos, consegui virar a proprietária, e fazer a empresa ser o que ela é hoje. Procurei pelo senhor, mas nunca o encontrei, até que hoje o ví nessa situação. Hoje ,o senhor não dorme mais na rua. Vai comigo para a minha casa e amanhã, compraremos roupas novas, e o senhor vai vir trabalhar comigo”. 

Além de comovente, esta história nos traz uma grande verdade. Quando ajudamos alguém, podemos ter certeza, que de alguma forma, aquela ajuda voltará de forma muito mais abundante da que fizemos. Como aprendi na vida, que o favor é a moeda do futuro, aquele senhor recebeu no futuro, algo muito mais valioso do que ele tinha oferecido para aquela moça.

Que essa história de vida inspire você, meu caro leitor, a ser mais generoso, mais humano, mais amável.

Etiquetado , , ,

6 pensamentos sobre “Estendendo as mãos para o futuro

  1. francivaldo disse:

    shalom muito bom

  2. francivaldo disse:

    shalom muito top

    • Esmael Costa disse:

      Noossa, que lição!
      Isso é o que acontece com todos que semeiam coisas boas sem interesse pessoal, mas com a vontade de fazer o bem.

      • reyla disse:

        Grande licão de vida.Muitas vezes deixamos o nosso ”EU” reinar e esquecemos de ajudar o próximo.Temos que lembrar que quando ajudamos alguém,recebemos em dobro tudo o que foi dado.Mas não devemos ajudar somente com essa intenção.Pois o que vale é o que você realmente sente dentro do coração,suas ações irão te dizer quem você é.

      • E quando fazemos isso, sem mesmo lembrar, o futuro trás de volta o favor dado. É realmente a moeda do futuro… riquezas que não sabemos de onde vem… mas é da generosidade.

Deixe um comentário

